Olá, leitores!
Hoje iremos abordar a vida e o estudo do mais icônico teórico da Motivação.
Abraham Harold Maslow
(1 de Abril 1908 - 8 de Junho de 1970)
Abraham Harold Maslow foi um psicólogo americano que ficou mais conhecido por criar a hierarquia de necessidades de Maslow, uma teoria da saúde psicológica baseada na satisfação das necessidades humanas inatas em prioridade. Maslow foi uma grande referência para a motivação. Quando começou a dar aulas na faculdade de Brooklin, em 1935, Maslow passou a se interessar pela motivação humana e produziu diversos artigos que ascenderam na Teoria da Hierarquização das Necessidades Humanas.
Após se dedicar à administração da faculdade, criou a obra Motivação e Personalidade, aclamada até aos dias atuais.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, onde afirmava que as necessidades humanas estão organizadas consoante o nível de importância e influência.
Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide, conforme a seguinte imagem:
Na base da pirâmide estão as necessidades mais urgentes, relacionadas com as nossas necessidades fisiológicas. Já no topo, estão as realizações pessoais. Ou seja, de acordo com Maslow, as pessoas só seguiram as suas realizações pessoais depois de resolver as necessidades relacionadas à fisiologia, segurança, amor/relacionamento e estima.
O funcionamento desta pirâmide depende muito do ciclo motivacional de cada sujeito, sendo que nem todos conseguem chegar ao topo da pirâmide.
A Pirâmide de Maslow é extremamente importante, não só para a área da psicologia, como também para os profissionais de marketing, RH e empreendedores.
Quando entendemos quais as motivações humanas, é possível entender tanto o que motiva os seus colaboradores quanto os seus consumidores.
(Fonte da imagem: Opinionbox)
Comments